top of page
LMR coronal site.png

LESÃO DO MANGUITO ROTADOR

Manguito Rotador é o nome dado ao conjunto dos quatro músculos/tendões, que se originam na escápula, e se unem na articulação do ombro, cobrindo a cabeça umeral. Eles formam a camada musculo-tendínea interna do ombro e são responsáveis por auxiliar na estabilização da articulação gleno-umeral e auxiliar nos movimentos de rotação e elevação do ombro. São eles: Supra-espinhal, Infra-espinhal, Subescapular e redondo menor. Apesar de não fazer parte do manguito rotador, o tendão do cabo longo do bíceps também se origina na articulação do ombro e percorre um trajeto entre os tendões Supra-espinhal e Subescapular.A camada musculo-tendínea externa é composta, principalmente pelo deltóide e peitoral maior.

Captura_de_Tela_2019-05-17_às_11.22.42.p

         Apesar de não apresentarem a mesma potência muscular do deltóide e peitoral maior, os músculos do manguito rotador são fundamentais no equilíbrio de forças na articulação do ombro, permitindo, assim, toda a amplitude de movimento e potência muscular exercida por essa articulação.

            A função do manguito rotador é especialmente importante em atividades que exijam movimentos do ombro acima da cabeça e movimentos rotacionais, movimentos esses muito comuns na pratica de diversos esportes, como natação, volêi, tênis e basquete. 

            Caso a função do manguito rotador esteja deficitária, ocorrerá um desbalanceamento muscular, o que pode originar lesões, como tendinite, tendinopatia e rupturas dos tendões no ombro.

            As patologias do manguito rotador são a causa mais comum de dor no ombro, especialmente a partir da quarta década de vida. O tendão mais comumente acometido é o Supra-espinhal. Essas patologias englobam desde os processos degenerativos dos tendões (tendinopatias) até as rupturas, que podem acometer uma parte do tendão (lesões parciais) até toda a espessura do tendão (lesão completa ou transfixante). A origem dessas lesões, exceto em casos de trauma no ombro, é considerada multifatorial, englobando o grau e tipo de atividade física, tipo de ocupação, bem como características individuais (predisposição genética, hereditariedade, etc.).

            O sintoma mais frequentemente apresentado nos casos das patologias do manguito rotador é a DOR NO OMBRO. Comumente, essa dor, além de se localizar no ombro, pode irradiar para a face lateral do braço e, caracteristicamente, piora no período noturno, interferindo muitas vezes na qualidade do sono. Além disso, as doenças do manguito rotador podem também causar diminuição de força, incapacidade funcional e limitar as atividades diárias.

            O diagnóstico é feito pela história, exames físico e exames de imagem. Os exames de imagem geralmente necessários são radiografias, ultrassonografia e ressonância magnética.

Captura_de_Tela_2019-05-17_às_11.30.36.p

          O tratamento deve ser individualizado e é específico para cada paciente. Somente um ortopedista especializado pode fazer o diagnóstico correto da condição e indicar qual o melhor método de tratamento. Boa parte das lesões sintomáticas necessita de tratamento cirúrgico, seja ele artroscópico ou aberto.

bottom of page